Destaque para outras Almas Nuas

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Ser você mesmo!


Uma pessoa enviou-me uma mensagem perguntando: "Sempre leio você e tenho a impressão de que é uma pessoa sempre de bem com a vida, sem problemas e que nunca fica parada. Você é assim como aparenta ser?"

Eis a resposta:

"Não sei como você e as demais pessoas me enxergam... Só sei como eu me vejo. Não foi sempre assim, mas em certo momento de minha vida precisei mudar o modo como enxergava a mim mesma.

Minha vida daria um bom Drama ou uma novela: foram muitas desgraças e fatos ruins predominando. Já cheguei no mundo sentindo que tudo nele era ruim. Fui criada acreditando que a maioria das coisas eram ruins. Vivi muita coisa ruim...

Certo dia me cansei. Pensei que só morrendo eu não sofreria mais e não sentiria mais dor. Não havia luz no fim de túnel, não havia opções de caminhos a percorrer... Tentava olhar para o futuro mas ele sempre estava encoberto por uma névoa negra. Me foquei em acabar com esta situação.

Os anos foram passando e eu fui evoluindo. O mundo mudou muito, mas não mudou por mim ou para mim. Tudo ficou exatamente como sempre foi até que mudei o modo como vejo a mim mesma.Fatos ruins ainda existem, mas não com a frequencia de antes. Mas meu lugar em meio a estes fatos mudou assim como minha postura diante deles.

Todos nós temos motivos suficientes para exteriorizar toda a alegria capaz de sentir. Minha Vida é só minha, ninguém pode vivê-la por mim!Meus problemas e provações como tudo que a Vida me trás também é só meu. As pessoas a minha volta não tem culpa alguma dos acontecimentos ruins, então pra elas eu só tenho meu melhor, pois meu pior é uma cruz só minha.

Quando sofremos, sentimos tristeza intensa ou angustia e dor, as pessoas envolta só podem imaginar o que seja, não podem mudar isso nem sentir por você. Quando compartilhamos dor, corremos o risco de aumentar o peso da cruz de seu próximo. Mas o que você fluí de bom contagia e pode mudar muita coisa à sua volta!

O que digo, nada tem a haver com orgulho ou uma tentativa de manter alguma imagem de 'alto-astral' ou 'guerreira de fibra'... É consciência de que Alegria, Felicidade e Paz são estados de espírito que independem dos acontecimentos ao redor.Ninguém na verdade tem problemas, tem é lições para aprender.

Quando a desgraça vinha ao meu encontro no caminho, me fazia de vítima... A verdade que eu não queria aceitar é que eu escolhi andar naquele caminho e ter aquele encontro. Se vivesse de outro modo, não teria acontecido.

Vivi como se fosse a pessoa mais saudável do planeta. Testei a mim mesma: parei de me culpar, de arrumar culpados e de lamentar os erros do passado. Até hoje, nem tosse tive mais! Fiz uma escolha... Escolhi em que acredito e por isso tenho muitos motivos para rir!

Dez anos atrás estava internada com diagnóstico de Enfisema Pulmonar... Não conseguia mais respirar. E eu mesmo sem respirar não acreditava que isso estava em mim. Fiz o tratamento, pois devia fazer, mas ainda assim não acreditava.

Quatro meses sem sentir as pernas e sem andar me foram suficientes para entender que ainda tinha o resto do corpo. Eu podia escolher ficar nesse estado ou reagir e voltar a andar. Escolhi andar!Tenho mais motivos então pra rir!

"Realmente, você teve muitos problemas..." - Não, tive lições, sempre vou ter e não se mede essas coisas. Tudo tem a mesma medida, somos nós que damos a dimensão das coisas. Já ví gente bem pior que eu realizar grandes feitos pra si e os demais. Sem uma cirurgia eu nunca mais andaria, sem parar de fumar iria morrer sem respirar. A questão não é essa... A questão é como você se vê nos momentos de adversidade: como vítima? A culpa foi de alguém? E se eu disser que em relação a Vida, só se é vítima das próprias escolhas e o único culpado é você mesmo?

Acontece sim muita desgraça no mundo... Viver em Sociedade* nos sujeita a isso. Mas falo é do indivíduo cuja Vida que pulsa dentro dele é única e exclusivamente responsabilidade de quem a vive! A Sociedade é como é... Sua Vida precisa ser igual?

Não falo de fingir que as coisas ruins não acontecem, não falo de enganar-se, não falo de fugir da realidade e mergulhar no próprio mundo de fantasia. Falo de encarar de peito aberto o que a Vida lhe trás pra viver, pois ela sabe que você é capaz de aprender a lição e evoluir! A Vida acredita em você, você acredita também em si?

Se há uma pedra enorme no meio do caminho o primeiro pensamento jamais deve ser: -É grande e pesada demais, não vou conseguir tirar! Pense: - Vou tentar de todo jeito... Se nenhum der certo, errei. Se encontrar um modo acertei. Mas vou acertar também se fizer como um rio e contornar a pedra.

Não sei como as pessoas me enxergam... Na verdade, não me preocupo muito com isso... Só sei como eu consigo me ver! E sei que toda vez que achei que estava chegando no meu limite, me superei e fui além! Depois disso, acredito que todo mundo pode fazer o mesmo!

[* A Sociedade é um grupo. Como todo grupo há os indivíduos que se identificam. O grupo é reflexo dos indivíduos que a integram]

Licença Creative Commons
Ser você mesmo! de Shimada Coelho é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.

Um comentário:

  1. Oi Rita! Como vai amiga? Passando para te ler e te deixar um grande abraço! Ro

    ResponderExcluir

Seja Bem vindo!
Obrigada por comentar!