Destaque para outras Almas Nuas

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Teia de Pensamentos



"Na calçada de casa há um enorme Jacarandá Formoso que cresceu completamente torto dando a impressão que está tomando. Cresceu assim porque quando veio pra cá era apenas um Bonsai em uma bandeja, presente que eu finado sogro recebeu. Preferiu plantá-lo na calçada e obrigá-lo a se limitar em tão pouco espaço.

Hoje tão torta e muito próximo ao muro, vive correndo risco de ataque de cupins. Vez ou outra chamamos a prefeitura para nos certificar que ela está saudável mas, mesmo assim, sua postura pendendo causa receio.

Sábado percebi que o tronco recebeu um ataque de insetos que não tenho certeza ser algum tipo de cupim. Mas me tranquilizei ao ver uma aranha enorme e negra fortalecendo sua teia de fios grossos que encurralavam os insetos, obrigando-os a ficar presos ali. Meus filhos questionaram se não seria melhor exterminar a aranha, pois a posição da teia dava em cima do portão de entrada. Pedi que cuidassem para que ela continuasse ali, pois ela iria acabar com a praga.

Acontece que as crianças do vizinhos, vivem indo até o tronco para arrancar as cascas fazendo a maior sujeira na entrada. Viram a aranha e se acharam no direito de mexer em sua teia. Ao perceber o 'ataque' ela se soltou e ficou pendurada. Foi ao chão e parecia ir enfrentar as crianças que pisaram nela. Sem a aranha na teia, os insetos que ali estavam se instalando arrumaram um modo de escapar e evitar aquela área. 

Pensando nisto neste momento, refleti como muita coisa em nossa vida é assim: construímos nossa teia de convicções, baseando-nos no modo como somos capazes de enxergar o mundo e em nossas próprias experiências e reflexões e nosso vizinho se sente no direito de ir mexer e destruir aquilo que construímos por achar que isto é o correto a se fazer. Não importa nossos motivos para manter aquela teia, importa seu julgamento do que é certo ou errado.

Nossa teia é como um filtro. Nela pode haver muito mais que convicções, medos, lembranças... Ali podem estar também nossos sonhos."


Licença Creative Commons
Teia de Pensamentos de Shimada Coelho é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem vindo!
Obrigada por comentar!