Sei que sou repetitiva quando digo que artista pra viver de Arte só recebendo um Rouanet... Não existe nenhum glamour em ser artista: é uma batalha árdua diária para sobreviver!
A parte interessante da vida de um artista é que a necessidade, a fome, os obstáculos se encaixam nas inspirações e se transformam também em Arte: o artista absorve absolutamente tudo o que a Vida dá! Eu coleciono os galhos que o Jacarandá na minha calçada dispensa... Entendo como um presente ofertado para que eu faça Arte! Assim é a Vida aos olhos de um artista!
O blog não é atualizado, pois, em tempos de pandemia, a vida do artista fica mais difícil... Não existe auxílio emergencial aprovado para todos... Nosso país, na verdade, não está nem ai para nossos artistas... Nós, que representamos a cultura e a realidade do país, não servimos e podemos ser ameça para quem preserva a corrupção!
Eu me denomino Artesã, e até sou uma... Mas, meu artesanato reflete as Artes Plásticas: sem condições de exercer Arte de verdade, o artesanato não é só uma forma de sobreviver, mas também, um escape para poder sentir Arte!
Meu livro não vende, meus quadros não estão a altura de quem acredita saber o que é Arte, aliás, raramente alguém consegue enxergar além das cores fortes: o anseio, os sentimentos contidos, a manifestação da Inspiração, a ideia, a metáfora... Só sabem o que aprendem na escola ou na universidade, o que custa caro, o que fica famosinho, o que todo mundo diz que é bom, pois, se todo mundo diz que é, então é!
E assim, continuo o artesanato sendo uma Shokunin, sem saber precificar o que faço, porque eu escondo em cada peça a Arte que não posso exercer, e não sei definir qual o preço a Arte tem.E assim, a Arte com fachada de artesanato vai me dando uns trocados ali e aqui para que eu possa manter as necessidades de uma vida cheia de limitações e exigências para manter ao menos uma boa saúde...
Enquanto eu faço mais uma encomenda de duzentos reais, ninguém imagina quantos sentimentos, emoções, dores e frustrações ocorrem durante a execução... Ninguém sabe a limitação dos dedos que cada vez mais perdem a habilidade de antes... Só sabem que duzentos reais é muito por uma peça que desejam apenas para ostentar. Ostentar algo que não tem condições de ter, mas, querem ter!
Então, Shimada não está atualizando o blog e nem a página, mas, está tentando sobreviver, fazendo artesanato, rabiscando poemas em agendas, e tentando escrever mais dois livros, não importando se nada será vendido ou não.
(Talvez se eu me tornasse "Influencer" ou "Youtuber" eu poderia ganhar mais destaque... Não, não... Isso seria pra mim descer de nível! Nada disso é Arte!)
Destaque para outras Almas Nuas
terça-feira, 27 de abril de 2021
Um "Olá" pra você que continua vindo me visitar!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja Bem vindo!
Obrigada por comentar!