Destaque para outras Almas Nuas

domingo, 21 de abril de 2024

Sobre Amor

 


Lembro certa vez, quando passava em uma consulta com minha médica da clínica geral, de  uma frase que ela me disse e ficou enraizada, inclusive, a uso hoje em dia. De todos os motivos que me levaram até aquela consulta, só disto que me lembro. Eu lamentava que o TOC estava me causando um sofrimento excessivo, me tornando alguém irritadiça e eu não aceitava este meu estado, porque não achava benéfico na criação de meus filhos que eram bem hiperativos. Tudo o que ela me disse foi: "Mas o TOC não é algo ruim se você usá-lo a seu favor!". Pronto: à partir dali iniciou-se espontaneamente o fim do sofrimento por TOC. 

Ela disse alguma palavra mágica, receitou-me alguma medicação para o sofrimento ou encaminhou-me a terapia? Não. Apenas disse isso. E sim, eu sei que dizer apenas isso pra muitas pessoas, não vai resolver. A questão é que quando adquiro Conhecimento sobre algo, eu expando e adapto este Conhecimento para aquilo que não tenho tanto domínio.

Alguém leu meu último poema aqui, e perguntou se sofro de Amor... Quando ouço ou leio "Amor", me soa tão vago que minha mente fica em absoluto silêncio e branca como uma tela sem pintura... Não tenho dependência emocional, o que às vezes, acho ruim: minha lógica é mais dominante. Sofrer por algo, deixou de existir quando a médica disse aquela simples frase. Eu não me acostumei ao sofrimento: eu passei a escolher se sofro ou não e passei a usá-lo ao meu favor. Quem disse que o sofrimento vem para nos destruir? Se você acredita que sim, tudo bem, mas, eu não acredito!

Apesar da minha idade, eu ainda não sei o que é esse "amor" que as pessoas buscam tanto encontrar em uma única pessoa... Nem tenho certeza se já amei uma única pessoa desse modo que todo mundo deseja... Minha única certeza é que sei amar e isso se distingui de ser amado. Podemos amar alguém, sem que este alguém nos ame, que mal há nisso? Tanto um quanto o outro faz bem se é Amor! (Nota: não falo aqui de amor platônico, onde a pessoa vive sua realidade como se a pessoa em algum momento fosse fazer parte dela, à ponto de fazer planos e incluir a pessoa)

E afinal de contas, o que é "Amor" e "amor"? Esta pergunta está na minha lista de "Coisas que não Sei"... Eu tenho uma teoria que coloco em prática: amamos todas as pessoas do nosso convívio - portanto, o Amor tem muito de conviver - mas, lidamos com cada um de uma forma (ou seja, damos a cada um determinado tratamento), porque cada um representa algo diferente em nossa Vida: pai, mãe, namorado, marido, amante (alguém ama amante?), primos, tios, padrinhos e madrinhas, amigos e por a vai. Cada um do seu modo, do seu jeito, de acordo com a própria natureza e de acordo com o que cada um tem: cada um dá o que tem!

A maioria das pessoas - para não generalizar - não compreendem alguns detalhes sutis das relações:

- O Amor não torna o outro uma posse
- O Amor não anula um indivíduo e o "um só" é muito mal compreendido
- O Amor é espontâneo, uma mesma frequência, uma mesma vibração
- O ser humano apenas realmente irá se satisfazer doando-se ao outro
- Quem não tem esta satisfação é normalmente egoísta, entre outras coisas
- Esta satisfação é confundida com a necessidade de aceitação ou aprovação.

Ama-se de graça! Ama-se sem esperar nada em troca! Ama-se com respeito a tudo que diz respeito ao indivíduo que se ama! Ama-se deixando livre, porque quem ficar, fica! Ama-se compreendendo! Ama-se aceitando o outro assim como é! Ama-se porque o outro é como é! Ama-se mesmo à distância e sem toque! Ama-se sentindo que falta um pedaço mesmo sendo inteiro(a)! Ama-se sabendo os limites e riscos! Ama-se dando conforto e tranquilidade, não caos e confusão! Ama-se porque u é refúgio para o outro! Ama-se porque o outro é como um espelho onde podemos nos ver!

Eu deixo ir e deixo ficar quem eu amo... Embora, nunca tenha sabido se alguém me amou de fato... 

Enfim, nunca esqueça que nenhum príncipe e nenhum sapo encantados irão escalar nenhuma torre para te conquistar e também não adianta rastejar aos pés de ninguém:  principalmente hoje em dia... Satisfaça-se em Amar, porque além de fazer um bem danado pra saúde e manter sua paz interior, muitas pessoas tem preguiça de conquistar e cativar alguém... Não viva a Vida esperado por isso!


Este trabalho está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem vindo!
Obrigada por comentar!