Destaque para outras Almas Nuas

terça-feira, 5 de julho de 2011

Brasil mostra a tua cara!

"Essa mudança sutil na lei é um tapa na cara!São os políticos dizendo:podemos mudar sim,não mudamos porque não queremos e lucramos mais assim!" @shimadacoelho

A negligência, os roubos e abusos de nossos políticos já estão escancarados para quem quiser ver. Dizem que não muda, mas só quem pode mudar isso é o povo!

Seu voto é uma procuração! Você está permitindo que um sujeito que você só vê em campanha política use seu poder! Além disso, você está o escolhendo para ser seu representante.

Como você acha que nosso país é visto lá fora? Apenas como o reino do futebol? Com a proximidade da Copa os olhos do mundo se voltam ainda mais para nós. Tudo que acontece aqui é notícia lá fora!

Depois das filmagens de Stallone e "Velozes e Furiosos" ficou aquela impressão ruim de que as coisas aqui funcionam como um México dos filmes americanos: aqui nada é punível e todos os criminosos do mundo abrigam-se neste chão.

Se um político é ladrão, corrupto e negligente e seus escândalos publicados na mídia viram notícia lá fora, sendo este nosso representante os estrangeiros pensam que nosso povo é o que?

Lembro-me quando fui trabalhar no Japão... Uma das recomendações era que não colocássemos plásticos pretos nas janelas. Ficamos sem entender e perguntamos o porquê desse pedido. A resposta nos matou de vergonha: "Visitei o Brasil e vi favela e cortiço para todo lado. Brasileiro tem mania de colocar plástico preto na janela e isso é feio demais!"

Lá fora, muitos pensam que aqui só tem favela e bandido. Porque o povo sofre com o descaso num país que anuncia para o mundo que está em crescimento. Lá fora pensam que aqui todos são ladrões porque nossos políticos roubam e não são punidos por isso. Nossos filmes contribuem mostrando apenas sexo, criminalidade, corrupção e favelas como se aqui existisse apenas isso.

Se um cidadão comum pratica o mesmo crime que um político, qual será sua punição? E afinal de contas, porque um político não recebe o mesmo? Imunidade parlamentar porque se são meros empregados do povo, pois se estão onde estão é graças a nossa procuração concedida?

Assistindo aos noticiários fica aquela impressão de que em todo lugar o tempo todo só acontece tiroteio, assalto, estupro, seqüestro... Ocorre todo dia em pontos distintos do país, mas moro a 40 anos no mesmo bairro e nunca vi nada do que o noticiário conta. Ainda nos noticiários, entendo porque as penitenciárias masculinas estão super lotadas: tem mais homem sem ter o que fazer do que mulher. A comprovação é que a notícia diz: 'homem preso por pedofilia', 'homem preso por tráfico', ‘homem mata ex-mulher', ‘homem seqüestra'... E nem dá para reproduzir, pois a sensação é que só homem pratica crimes e só homem está em viadutos usando drogas e em bares se embebedando! Dá medo passar perto de um homem na rua!

Ontem à noite assisti um partido dizendo que trabalha pela família... Se o foco de qualquer partido fosse mesmo a família, nossa sociedade seria muito mais evoluída! Aprendemos logo nos primeiros anos na escola que a família é o núcleo da sociedade... Nossa sociedade hoje é conseqüência das famílias que temos!

Uma família cujo pai praticamente vive num boteco por estar desempregado e incapaz de lidar com isso, cuja mãe se desdobra para sustentar a casa, cujos filhos ficam a mercê do perigo, pois não há um adulto responsável para guiá-los... Que família e que sociedade haverá?

E nisso, vamos nos afogando num efeito dominó negligente que parece não ter solução: políticos corruptos, empresários oportunistas, sociedade saqueada, famílias desestabilizadas, criminosos impunes, gente doente... Tudo isso é mantido por quê? Acredite: alguém está lucrando com isso!

Se formos discutir item por item da imensa lista de descaso, corremos o risco de ter um dia de fúria! Só de falar em educação neste país a revolta cresce: parecem (principalmente em escolas estaduais) que as escolas públicas estão formando futuros bêbados, futuros ladrões, futuros viciados, futuras amebas influenciáveis e condicionáveis! Assim, fica mais simples manipular e haverá menos reação!

Parece, porque a função da escola é oferecer educação acadêmica. Aquela outra educação cujo sentido mudou e se chama na verdade 'boas maneiras' é de responsabilidade da família que coloca o cidadão no mundo, não do professor! Caráter é formado com a contribuição da personalidade que por acaso é herdada geneticamente e por influência, portanto responsabilidade da família!

Alunos que ofendem diretores e professores de escola de nomes que só se aprendem em casa e na rua é comum nas periferias. E essa gente que segue se contentando com pouco sem ter noção da gravidade da situação escondida atrás de bolsa família e vale-tudo, levanta a voz pra qualquer um perdendo o sentido de respeito ao mais velho e a autoridades, discursando em meio a palavrões e se impondo com o grito e a mão como se soubessem de alguma coisa.

De saúde nem dá pra falar! Quem depende do sistema público verá a Morte, mas não verá solução para seu caso, pois tem muito doutor que tem diploma, por isso sabe o que nós, donos do corpo doente, temos sem olhar em nossa cara, sem nos examinar, sem nos ouvir... Será que alguns médicos usam bola de cristal ou serão videntes? Além de meses para conseguir uma consulta ou exames, temos que atravessar a cidade para sermos atendidos e esperar muito tempo mais para ver o resultado. Duvida? Vá até um posto de saúde e pergunta! Há hospital e posto de saúde perto de casa, por que o doente (que está doente e portanto, debilitado), precisa atravessar a cidade para fazer um exame? Então me vem outra questão: por que político em época de campanha se gaba de ter construído não sei quantos hospitais e escolas, se nem o que existia e nem o que passa a existir funciona? Gabam-se por isso? Não fazem mais que a obrigação! Poderiam pelo menos manter o que existe, mas ainda fazem o favor de trocar os nomes do que sempre vai ser posto e hospital, gastando dinheiro público para mudar placas, fachadas e papel timbrado!

Nem vamos falar dos aposentados... Minha mãe é contribuinte, luta há mais de 10 anos contra o câncer, hoje ela é pele e osso e mal pode ficar de pé: mesmo assim não consegue se aposentar!

Nosso país é e sempre foi o mais rico do planeta! E não está pronto para uma sociedade formada por idosos, para jovens que acham que liberdade é fazer o que der na cabeça, para crianças a mercê de estupradores, para a falta de boas maneiras e evolução intelectual. Dos políticos fica a lição do 'cada um no seu quadrado'.

E enquanto o Japão, que sofreu o maior desastre natural da história, reabre o aeroporto de Sendai em um mês, nosso país também não está preparado para uma Copa, pois nem aeroporto que já existe estará pronto! E pra não ficar só por ai, será construído um estádio com dinheiro público e que não ficará pronto para seu propósito enquanto a cidade necessita de tantas outras prioridades em meio a uma disputa de vagas em tudo que é fila e repartição pública.

Fazemos o que? Vamos seguindo nesse mar de caos, achando que Macaco Simão fala algo com sentido, que político ganhando mais que uma cidade pode arrecadar é normal, que novela global ensina alguma coisa, que televisão é babá de criança, que mãe de família tem que recuperar o tempo perdido em vez de educar os filhos, que a única coisa que ex-marido tem pra fazer é se revoltar com o fim de casamento, que a Pedofilia não está acontecendo no país, que tudo que político fala em propaganda é tão verdade quanto uma cerveja fermentada a 360º, que discutir essas coisas nos deixa baixo astral e negativo e a solução de nossos problemas é ser Zen e praticar auto-ajuda, nos preparando é para nossa vergonha ficar ainda maior!


Shimada Coelho
@shimadacoelho



Licença Creative Commons
A obra Brasil mostra a tua cara! de Shimada Coelho foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.

4 comentários:

  1. Bom. Bom demais. Parabéns!

    Raí

    ResponderExcluir
  2. É mesmo revoltante! Está na hora de pegarmos em armas para defendermos a nossa dignidade...Ricardo Barros

    ResponderExcluir
  3. Você é uma grande escritora!!!Gostei muito do seu texto tia, é tudo verdade! Esse Brasil está a cada dia pior!- Raphaella Monteiro

    ResponderExcluir
  4. Jamile Jocarelli Borges9 de julho de 2011 às 07:44

    Não tenho nem palavras para expressar o quao real e verdadeira sao suas palavras, que representa a furia de todos os brasileiros que nao estao contentes com esse pais que apenas camufla sua realidade, tenho apenas que agradecer e parabenizar esse seu talento,que tem o poder de abrir os olhos de todos os brasileiros perante essa vergonha nacional. PARABÉNS

    ResponderExcluir

Seja Bem vindo!
Obrigada por comentar!