Destaque para outras Almas Nuas

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Você testemunha alguém!

Para a eterna amiga cuja lembrança sempre me ensina, Ana Paula Barros.





Fui no posto de saúde buscar remédios - os que preciso são caros demais pra mim comprar e tomar todo santo dia! Fui caminhando. Pelo caminho vou encontrando rostos bem conhecidos, ainda da infância. Os homens ainda me cumprimentam com uma reverência e um gesto facial de respeito. As mulheres apressadas perguntam se vai tudo bem!


Mas há rostos que nunca vi, mas me conhecem. Param-me na rua perguntando por minha mãe e reclamando que a procuram e que sentem falta dela.Vejo naqueles rostos muita sinceridade. E como fica difícil dar a notícia: " - Minha mãe não está mais entre nós!"


A tristeza que se abate naqueles rostos me comove...E o respeito que me dispensam, não por me conhecerem e me julgarem digna daquele respeito todo, mas porque minha mãe era alguém que merecia honra, então eles supõem: "É filha, merece também!". 


Muita gente nos respeita por causa de nossos pais! Não importa o que somos, em consideração a eles, expressam gestos de respeito! Minha mãe testemunhou por nós, por isso ainda vejo a reverência de respeito, mesmo que não saibam exatamente quem me tornei! Hoje, minhas atitudes com os outros tentam honrar o que meus pais foram ou são ainda pra muita gente! Quando me comunico com alguém, me preocupo que me achem educada e honrada para que digam: “-Os pais educaram bem!”. Não é por mim, não é para que me vejam grande, mas para que considerem grandes aqueles que me criaram. 


 E hoje se confirma o que venho pensando esses dias desde o aniversário de minha amiga de infância Paula: todo mundo deve testemunho a alguém! 


Meus filhos se surpreenderam ao ver amigos de infância ainda confraternizando juntos como se o tempo não tivesse passado. Um deles me disse: " - Nossa, mamãe! A Ana é incrível! Você deve se sentir honrada em tê-la como amiga!. O outro também comentou: " - Nossa, a Adriana é tão carinhosa contigo mamãe! Você deve honrá-la sendo a melhor pessoa do mundo, porque ela gosta muito de você!" Meus filhos julgam e enxergam minhas amigas de infância pelo que sou! Julgam que se sou quem sou, elas são algo semelhante por causa do amor e respeito entre nós!


Não importa o que os outros dizem sobre você, mas te julgam pelas pessoas ligadas a você! Ser amigo, parente, colega de trabalho ou de classe é uma grande responsabilidade: julgarão quem você conhece pelo que você testemunha!


O velho ditado diz: "Diga-me com quem tu andas e te direi quem tu és!". A maioria das pessoas entende este ditado de modo negativo, observando apenas que, se uma pessoa anda com quem não presta, não presta também! Só que - de outro modo - se você tem caráter, andará com pessoas de caráter honroso e pessoas honradas preferirão sua companhia.


O fruto testemunha a árvore que o concebeu. Se a árvore for boa, seus frutos também serão. A flor testemunha a estação. A pena testemunha a ave. O filho testemunha os pais.


Seja o melhor que pode ser, mas não para ser superior aos outros, mas por você ser capaz de ser melhor a cada dia como ser humano! Assim, você honrará a si e aqueles que te admiram!


Licença Creative Commons
O trabalho Você testemunha alguém! de Shimada Coelho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem vindo!
Obrigada por comentar!