Destaque para outras Almas Nuas

terça-feira, 14 de abril de 2020

Pote de Louça



Eu fiz um café barato e o aprecio com  o mesmo prazer de sempre. É o que tenho pra hoje, ao menos, ainda posso apreciar café, mesmo que não seja um bom café. Não importa se algo é bom ou ruim, barato ou caro, feio ou bonito, o que sempre vai ser relevante é a serventia... O café barato ainda me permite ter - não com tanto prazer - um pouco do prazer que um café proporciona...

Eu olho o pote de louça antiguado... Um objeto ultrapassado que minha mãe deixou e ficou, mas ela... Ela já se foi muito antes...

Houve um tempo em que estes potes de louça eram objetos de desejo para as donas de casa prendadas... Em toda casa havia pelo menos um. Na casa da minha mãe haviam vários por todo lugar e ela os preservava como quem zela por cristais... Na época tinham certa beleza... Combinava com a decoração dos ambientes e com o estilo de vida simples... Mas, o Tempo passou e o mundo mudou.. Tudo mudou! Hoje, o pote é uma peça que se destaca por ser totalmente diferente a todo resto na casa...

Assim sendo, com o passar do tempo, os potes que serviam para biscoitos foi mudando de utilidade... O alumínio passou a ser a grande estrela das cozinhas, mas logo, veio o plástico! Os potes de louça passaram a servir para juntar trecos: aquelas coisinhas que encontramos pela casa e naquele momento não temos tempo para pensar se possuem ou não serventia... O pote de louça outrora tão útil e admirado, tornou-se qualquer coisa e sua única utilidade foi colecionar trecos que depois de muito, muito tempo, alguém resolvia olhar, avaliar e dar destino a tudo aquilo que, na maioria das vezes, não servia pra nada. O pote de louça ficava vazio até que começassem a jogar dentro deles novos trecos...

Depois de tantos anos, eis aqui - veja onde foi parar - o pote de louça que nem é tão atraente assim, mas, aos meus olhos são. Ele está vazio, embora já tenha me servido para juntar trecos... Passou a ser sempre limpo, mantido vazio e ter um lugar de destaque quando vi tudo o que está aqui nas entrelinhas...

Não preservo o pote de louça como quem zela por seus finos cristais... Preservo como se fosse um achado arqueológico e de certa maneira é: possuí muitos anos e uma história dentro dele... Engana-se quem pensa que ele realmente está vazio: há tanto dentro dele!

Dizem que vivo de passado e devo dar cabo do  pote... Dizem que é brega e ultrapassado e não serve pra nada... Dizem que só ocupa espaço... E em meio a tantas opiniões ditas sobre o pote, muitas vezes precisei defendê-lo e protegê-lo como se fosse minha vida... Por isso, ele tornou-se ornamento, peça de decoração para a cozinha como um modo de mantê-lo seguro em cima do armário: ninguém tem cuidado com ele, ninguém vê serventia ou valor nele... Só eu.

O pote de louça precisou descer de seu pedestal onde a única apreciadora sou eu... Ele  precisava ser limpo... E por alguns dias, deixei ele em um lugar de destaque mais baixo, onde meus olhos pudessem contemplá-lo com mais frequência... E quando fazia isto, filosofava comigo, me auto avaliava do porque manter o pote e... Compreendi com total amplitude o porque...

Aprendi a fazer biscoitos amanteigados... Eles serão mantidos no pote de louça...

Shimada Coelho - 14/04/2020 - 14:29



Licença Creative Commons
Pote de Louça de Shimada Coelho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem vindo!
Obrigada por comentar!