Destaque para outras Almas Nuas

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

O Bem Vence o Mal?

 Não sei quanto tempo faz que estou parada aqui, diante do espaço em branco, procurando as palavras para começar a me expressar... Entenda: escrever aqui ou em qualquer outro lugar, jamais será uma obrigação, jamais estarei sendo forçada a isto. A prova são as tantas mensagens de "retorno" seguidas de um longo sumiço, rs. Eu escrevo porque estou fluindo, é simples assim.

A dificuldade hoje é porque minha mente está fixa em uma situação da minha vida pessoal há três ou quatro dias... A mente se fixa neste tema em específico e gera uma dor bem no centro do meu tórax.... Há junto um sentimento de inconformismo, o que dificulta resolver o assunto dentro de mim.

O mundo ao nosso redor está caótico, não é? Parece cada vez mais difícil mantermos a postura dentro do que acreditamos... Pender para o "mal" e o que é nocivo parece ser, cada vez mais fácil do que agir de forma contrária. De repente, me lembro de um episódio de um dos desenhos que passavam na tv na minha época: He man. No episódio em questão, Gorpo e Dree Elle cantavam uma canção chamada O Bem vence o Mal.... Acho que me lembrei deste episódio porque minha mente se questionava: O Bem não deveria vencer o Mal?   imagem by Pinterest       

Bom... Das duas uma: ou a Dualidade só existe no Universo Físico ou a Dualidade é uma distorção ilusória no modo como enxergamos e interpretamos o mundo, ainda mais por sermos propensos a comparar tudo: a dualidade existirá se em tudo você ver um oposto, um pró, um antônimo, um avesso, um contrário, os extremos... E então, Shimada... O Bem vence o Mal?

Quando observo esta imensidão magnífica do Cosmo acima e ao redor de nós, quando percebo o quanto toda a Natureza aqui no planeta está profundamente conectada com este Cosmo, em uma harmonia perfeita, tão perfeita onde a existência de um depende da existência do outro, eu concluo que exista apenas o Bem. E automáticamente passará pela cabeça de alguém um pequeno detalhe que também já passou muitas vezes pela minha cabeça ao citar a palavra Natureza: "Ah, mas, quando a Leoa corre atrás da Zebra é muita maldade!", "Quando as Hienas se preparam feito uma gangue para atacar um filhote fofo é o mal!". Me perdoe: este é o ponto de vista de quem não consegue enxergar além de onde os dois olhos podem ver! A Vida e a Existência vão além do que você observa na Natureza... "Um vive em prol da necessidade do outro, não apenas ao bando e espécie a quem pertencem". A compreensão sobre isto é tão difícil, porque ela envolve uma realidade, existência e consciência coletivas onde o individualismo é nulo. O ser humano não está apto a alcançar esta compreensão, visto que, é a única espécie que acredita piamente no livre arbítrio e através disto é a única espécie que não consegue se conectar integralmente a esse Todo harmoniozo  que nos cerca.

Estamos em época de eleição... Você pode observar os debates entre seus amiguinhos: a defesa política de uma esquerda e de uma direita... Observa-se que - sem generalizar - as pessoas que confessam ser de direita consideram-se dentro do padrão de moralidade supostamente necessário para a Sociedade. Então usam as palavras "comunista¹" ou "socialista²" transformando substantivos em adjetivos chulos, portanto, em ofensas. Ai o amiguinho que defende a esquerda se declara comunista ou socialista, mas, não sabe exatamente o que isto significa. E, em resumo, é aquela velha tendência de transformar pensadores livres em divindades (Jesus não era cristão, Sindharta não era budista, Max não era marxista...). Tanto os amiguinhos de direita quanto de esquerda não compreendem que não adianta gerar tanto ódio e emaná-lo para todo mundo: estas ideologias são impraticáveis em nosso país e em várias partes do mundo! É necessário uma consciencia pró coletivo para que tantas utopias pudessem ser colocadas em prática. O ser humano não consegue ainda, assim como a Natureza, se conectar ao fluxo natural cósmico e fazer parte desta imensa Corrente estando em harmônia com tudo...

"Mas, e aí, Shimada.... O Bem vence o Mal?" Pra vencer alguma coisa é preciso saber onde esta "coisa" está... Me aponte onde você encontra o Mal... Também leve em consideração que, o modo como enxergamos e interpretamos o mundo tem como base tudo o que acreditamos. Onde está o Mal?

Há muito tempo tem-se confundido liberdade de expressão, expor opinião ou convicção, exteriorizar ideias, dar um ponto de vista, com críticas - nada construtivas, mas, ofensivas - e julgamento... Leve isto em consideração também ao procurar e apontar onde o Mal está...

Considere também outra característica humana: nós reconhecemos, nos atraímos ou aprovamos algo através da identificação. Nos identificamos com algo e colocamos na nossa listinha mental de "coisas que aprovo". Normalmente, se eu identifico algo é porque conheço - pouco ou muito - deste algo... Onde está o Mal?

Quando estamos com a sensação ou sentimento de que houve uma injustiça contra nós, é preciso observar várias ocorrências dentro de nós: Estou sendo dramático? Estou sendo vitimista? Quero despertar a piedade alheia? Eu acredito que sou uma pessoa boa que só faz o bem e não merecia? Eu não assumo/encaro que realmente recebi a consequência de uma escolha ? Eu acho que me sentir injustiçado fará o quadro ser revertido? Depois de várias perguntas feitas a si mesmo, dependendo das respostas, você realmente pode ter sido injustiçado... E ai? Quer dizer que o Mal venceu o Bem? Não...

O estado da sua consciência, o seu estado de espírito, seu modo de tratar os outros, seu humor mesmo com a injustiça, irá determinar se o Mal venceu... Porque quando uma injustiça é cometida, ataques, diversos atos falhos/errados - e até perversos e anti morais - são cometidos. Se você reagir da mesma maneira, utilizando os mesmos recursos, o Mal estará vencendo antes mesmo da conclusão. "Ah, mas vou fazer o que? Vou engolir o sapo? Vou me submeter e deixar os outros sapatear em cima de mim?". Não se trata disto...

Não é livre arbítrio, é a necessidade constante de precisarmos escolher. Para que a escolha seja rápida e prática, nosso cérebro favorece a redução de opções para esta escolha. Sempre haverá o X e o Y, o pró e o contra, o branco e o preto, com ou sem estampa, na surra ou na conversa, me entende? Isto é confundido com Dualismo... Para explicar melhor, vou usar uma metáfora....

Uma amiga me contava que estava sentada à mesa quando sua sogra entrou repentinamente, pisando firme e aos berros. A sogra esbravejava diversas reclamações sobre diversas coisas que na verdade, não diziam respeito a ela, mas, mesmo assim, ela continuou ao ponto de ir até minha amiga, segurá-la pelos ombros quase arrancando sua blusa, levantá-la e chacoalhá-la debaixo de gritos. Por fim, não manifestando minha amiga nenhuma reação àquelas atitudes, já que, não compreendia o motivo de todo aquele "auê", a sogra deu-lhe três tapas na face.... Ela não podia devolver a agressão porque se tratava de uma senhora de idade e sua reação seria convertida contra ela mesma. A amiga sentiu emocionalmente: sentiu-se humilhada, não havia ninguém que testemunhasse, ela não podia reagir e simplesmente pediu educadamente com a voz firme: - Sai da minha casa por gentileza! A sogra saiu já que havia exorcizado todas as suas frustrações em forma de surto... Me diga... O Mal venceu o Bem?

Eu sou humana... Recebi a injustiça com um peso de "punição"... Tem o mesmo peso de uma sentença por eu ter cometido um crime ao qual devo pagar por ele de alguma forma durante os próximos anos de minha vida... E ai, você é quem me pergunta: O Mal venceu? A resposta é não!

Até estas últimas linhas, eu não encontrei o Mal em lugar nenhum a não ser dentro de mim, nesta dor profunda, inconformista e revoltada. No mais, não enxergo o Mal e pra mim, ele não existe: nós o criamos! Não foi o Mal que venceu: foi um Ego ferido! O Bem venceu? Não sei... Sei que eu venci: apesar da dor que logo vai passar como tudo neste plano passa, me mantenho quem sou e na contínua busca por evolução e crescimento!


Comunista¹: Do francês communisme(fr), derivado de commun(fr) (do latim clássico communis(la): aquilo que pertence a todos ou a muitos.( acrescido do sufixo -isme(fr).

Socialismo²: vem do Latim associare, “juntar, agrupar”, formada por ad, “a”, mais socius, “companheiro, camarada”, derivado de sequi, “seguir”

"O bem vence o mal
Espanta o temporal
O azul o amarelo
Tudo é muito belo

O bem vence o mal
O fraco fica forte
E vence até a morte
Isso é o que ele faz

Harmonia, é o segredo que traz alegria
Só se vence quando há harmonia

Harmonia e amor.
Some a escuridão
Relâmpago e trovão
O bem vence o mal

Espanta o temporal
Espanta o temporal pra valer"


imagem by Youtube

Licença Creative Commons

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem vindo!
Obrigada por comentar!