Destaque para outras Almas Nuas

segunda-feira, 22 de abril de 2024

Meu shampoo tá longe de acabar, mas, uma hora acaba



 Tenho umas excentricidades que dizem ser da minha condição... Como é complicado explicar o que é condição para eu crio termos, igual quando falo da Rádio Mental que às vezes, também é Rádio Bubblebee... Minha mente não é verbal, então, meus pensamentos, o raciocínio não são processados com vozes, como acreditei, até a fase adulta, que a mente de todo mundo que seria... Memorizo sons e imagens desde sempre, favorecendo a percepção de padrões: a tal Rádio Bubblebee reproduz sons que foram memorizados. E todo o resto do processamento mental se dá através de imagens, como se houvesse um Telão Mental. Estranho, né? Acho que quem criou a animação que adoro, Divertidamente, tem a mente assim também.....

Tudo isso - que talvez você não tenha compreendido - foi dito para falar da minha relação com músicas.... Tenho extrema dificuldade em falar sobre  que sinto - talvez porque o que se sente seja para sentir - então, as músicas falam por mim literalmente. Tanto através do conjunto - melodia, ritmo e harmonia - quanto na letra... É a maneira com que eu posso me expressar com clareza...

Ouço "Vento no Litoral", do Legião Urbana... Esta música passou dos limites do "ser marcante", ainda mais por conta de tantos anos passados...Justamente por isso, eu sabia que ela iria além da recordação da minha melhor amiga.... Talvez, ela tenha sido realmente a única melhor amiga que tive na Vida.

Conheci Ester quando era ainda criança e ela já era uma moça. Meus pais eram amigos dos pais dela, morávamos próximos. Sabe aquela pessoa que não parece bonita por simplesmente não estar dentro de nenhum padrão de beleza? Assim era ela. Ela me fazia lembrar da Janis Joplin e hoje, Janis me faz lembrar dela.Foi através dela que aceitei essa minha visão sobre as pessoas: nunca será pelo que elas são por fora: é o jeito, é a mente, é como encara a Vida e os problemas, é o Ser e assumir e aceitar Ser!

Os anos passaram e eu fiquei moça... Havia uma identificação uma com a outra... Da minha parte, eu queria ter a capacidade de ser o espírito livre que ela era. Uau! Como ela era incrível em tudo! O significado de amizade pra mim se tornou Ester.Nos tornamos melhores amigas. E nesta época, ela e toda a família se mudaram para um sítio, não tão distante... Então, tornou-se um hábito ir para lá todo final de semana. Quando não estava nos meus planos, ela pedia para o pai dela ir me buscar.

Com nossa convivência, cumplicidade e intimidade, descobri que era tão louca quanto ela, só não conseguia ser tão livre. Sextas e sábados a noite, no começo da madrugada enquanto todos da casa dormiam, eu a ouvia abrindo a janela: "Você continua dormindo quietinha ai que vou ganhar uma grana!". Ela cantava em um barzinho, escondida dos pais... Achava isso o máximo!

Havia confiança mútua entre as famílias e, embora fosse sabido de todos de que ela fora internada várias vezes em clínicas de reabilitação, meus pais, principalmente meu pai, não se importavam com a fama de maconheira. (meu pai, porque eu podia confiar a ele todos os meus segredos). Eu e Esther fumávamos maconha juntas, embora ela estipulasse limites pra mim e sempre me dizia para não usar nenhuma outra. Ela tinha medo que eu ficasse como ela.

Eu nunca vou esquecer a última vez que fizemos isso: foi um final com chave de ouro. Pegamos nosso colchão velho, o rádio, e seguimos em direção as proximidades do muro do sítio: nosso refúgio era atrás de várias Bananeiras. Ali costumávamos fumar, ouvir música, cantar alto! Naquele dia ela vez o que chamava de "vela": parecia um charuto. Não tínhamos chegado nem na metade, quando ela jogou no chão e esfregou o pé em cima, dizendo: "- Que merda a gente acha que tá fazendo?". Eu só dizia: "- Cara, o que você tá fazendo? Não vai dar pra salvar nem a ponta!".

Aquele momento foi um de tantos marcos em minha Vida, embora uma semana antes, havia acontecido outro: minha mãe não me deu permissão para ir ao sítio. É... Vivi esses lances com minha mãe disciplinadora e excessivamente protetora. Mas, Esther pediu ao pai que me buscasse e ele convenceu minha mãe a dar permissão. Ao chegar, quando nos abraçamos, desabei a chorar! Minha mãe não havia dado permissão porque havia discutido comigo: ela falou horrores além de repetir diversas vezes "porque você não é como sua irmã?". Esther ficou indignada e começou a contar os 'podres' da minha irmã....Segredos e 'façanhas', todo mundo tem, mas, assim como eu, Esther não suportava gente de duas caras.... Naquele dia, ela me deu uma outra visão sobre mim mesma e muito, mas, muito do que sou, devo a aquela conversa.

Voltemos para o momento em que Esther detona todo o 'beck' misturando com terra e folha seca... "Olha pra gente! Somos fodas, somos lindas, somos inteligentes, somos o sonho de muito cara por ai, mas também, somos nós por nós! Não precisamos dessa merda! Vamos fazer um pacto!". Ela dizia o pacto e eu repetia, e se ela sentisse certa insegurança ou indecisão na minha voz, ela fazia eu repetir mais forte. Prometemos que nunca mais iríamos usar maconha. E que iríamos nos dedicar em tornar nossas Vidas muito melhores.

Depois do pacto, ficamos distantes uma da outra: ambas ficaram acamadas som crises de abstinência. Quando já estávamos melhores, houve muitos desencontros, mas, estava feliz em saber que ela conheceu um rapaz super fofo e gentil - daqueles que raramente se vê - que aceitava ela assim como ela era. Ficaram noivos, montaram a casa dele ao gosto dela porque ele assim quis. Marcaram a data do casamento e antes, ela marcou um procedimento para retirar as tatuagens que ela mesma havia feito: elas faziam parte de um passado que ela queria esquecer.

Vou pular os detalhes, muito pessoais para voltar ao assunto da música... Esther estava no apartamento da irmã com seu namorado, quando quase no meio da madrugada, sentiram fome e decidiram sair para buscar comida. Exatamente neste momento, eu estava em casa dormindo, quando acordei gritando alucinadamente. Minha mãe veio ao meu socorro e eu gritava: - Não consigo mexer do pescoço pra baixo, tudo dói! Tá doendo, mão!

Foi neste momento, quando o carro passava pelo portão do prédio, um caminhão desgovernado bateu com tudo no veículo onde estavam. Esther teve o corpo esmagado até o pescoço e morreu instantaneamente. Em seu velório, seu noivo dizia: "A pele onde estavam as tatuagens foram arrancadas!". Eu contava que a última música que cantamos juntas foi Vento no Litoral e ela sempre interrompia dizendo o nome dele... Então, ele me disse: "- É a nossa música... Mas, não era pra ser assim..."

Contei tudo isso pra dizer, que acredito que de alguma forma, encontrarei minha amiga... Por isso, o luto se foi quando quase uma semana após ela partir, eu sonhei com ela me dizendo:"Tinha que ser assim..." - e sei do que ela dizia...

Hoje, esta música ganha um novo significado, não anulando o outro: a sensação de luto ou perda, é a mesma... Os pais de Esther e minha mãe eram conservadores evangélicos e nós a ovelha negra das duas famílias. Em nossa última conversa, ela me ensinou sobre a perda e sobre deixar ir o que não veio pra ficar... Que devíamos compreender nossos pais porque todo mundo precisar ter algo em que se apegar, em que se segurar para conseguir continuar... Tudo o que me restou são utopias, Esther....


"Se o vento ainda está forte, vai

Ser bom subir nas pedras, sei

Que faço isso pra esquecer

Eu deixo a onda me acertar

E o vento vai levando tudo embora

Agora está tão longe, vê

A linha do horizonte me distrai

Dos nossos planos é que tenho mais saudade

Quando olhávamos juntos na mesma direção

Aonde está você agora

Além de aqui dentro de mim?

Agimos certo sem querer

Foi só o tempo que errou

Vai ser difícil eu sem você

Porque você está comigo o tempo todo

E quando vejo o mar

Existe algo que diz

Que a vida continua e se entregar é uma bobagem

Já que você não está aqui

O que posso fazer é cuidar de mim

Quero ser feliz ao menos

Lembra que o plano era ficarmos bem?"

Um comentário:

  1. Estamos (eu e Renata) preocupados com você. @zezagolovov (BSKY) e (@zeza_golovov (Xwitter).
    Deixei mensagem no seu BSKY.
    Dê notícias.

    ResponderExcluir

Seja Bem vindo!
Obrigada por comentar!