Destaque para outras Almas Nuas

quinta-feira, 11 de abril de 2024

Realidade Pessoal

 


Em 2000, enquanto eu tentava compreender Setup, Softwares, Hardwares, resolvi usar Internet. Para uma pessoa com dificuldade de interação social, era então, a maior descoberta da História.Eu podia conversar com pessoas de todo país, de outros países, sem a necessidade de nenhum tipo de aproximação ou de estar em um mesmo ambiente/local.E como conheci pessoas! E como pude ver outros lugares sem sair de casa!

Com as Salas de Bate Papo do Uol, as conversas eram por email... E foi através de um email que comecei o ciber ativismo, visto que, casada e com filhos, não podia mais me dedicar a nenhuma causa. Com o que aprendi com os Softwares, encontrei um domínio gratuito e fiz meu primeiro site de conscientização sobre a preservação do Meio Ambiente.

O site junto com o domínio, saíram do ar, mas, as mensagens sobre a necessidade de cuidar do planeta seguiam por email. Logo havia ICQ e o MSN. Não demorou para eu também - entre tantos - ser chamada de Eco Chata. Eu nunca me importei com a rejeição e as críticas dos contatos que queriam "o envio apenas de coisas fofas"!

A rotina tem um lado bom e um ruim. O bom é que administramos melhor nosso Tempo. O ruim é que ao longo do Tempo, nossos hábitos passam a ser automáticos e parecemos um rato correndo em uma roda. A rotina nos aprisiona a nossa Realidade Pessoal: um cotidiano feito de repetições onde, qualquer evento diferente, poderá ser marcante dentro da mesmice.

Na Realidade Pessoal, eventos com amigos, família, datas comemorativas, são algo incrível! E me vi vivendo assim... Me esquecendo que do outro lado do muro, os vizinhos poderiam estar passando por alguma dificuldade. Que na rua debaixo, alguma família poderia ter perdido tudo na enchente do córrego à céu aberto.Que embaixo de alguma ponte ou viaduto, alguém se embriagava pra não sentir frio e fome.Na nossa Realidade Pessoal, tudo é perfeito, porque tudo está sobre controle e isso é uma ilusão.

A Vida do Indivíduo tem sua realidade à par da Vida daquele que faz parte do Coletivo...O que podemos fazer com liberdade dentro da nossa casa, não pode ser feito no meio da rua...Eu havia me esquecido que o mundo vai além dos muros da Realidade Pessoal e, o que há além desses muros, ninguém quer encarar, porque "coisas fofas" podemos colocar no nosso cotidiano individual e fingir que "tudo está bem"... A Realidade Coletiva, esta que fingimos não nos afetar - e fingimos para nada fazer a respeito - é dura e cruel.

Ao longo dos anos incomodei muitas pessoas que não queriam ver além dos muros... Usei dos recursos que tinha e até ameaçada já fui. 

Certa vez, faltava poucas assinaturas necessárias para salvar o último elefante fêmea na África de uma espécie, até então, considerada extinta. Passei um dia e uma noite perturbando até quem não conhecia para assinar e compartilhar.Foi uma grande vitória para o planeta! Foi assim também que aprendi a me desdobrar entre o real e o virtual...

Uma causa foi me levando a outra e de repente, eu estava em tantas e todas, valiam à pena! Hoje, 2004, ainda julgam quem fica tanto tempo na internet em causas: estas pessoas não querem ver do outro lado do muro...

Depois de tantas novidades virtuais, de tantos amigos - uns ainda estão presentes - o dono de uma rede virtual se comporta como um tolo qualquer que acredita em Fake News... Eu não senti a queda do saudoso Orkut e não sentirei  queda do Twitter... Não é sobre isso...Ao mesmo tempo que estava nas ciber causas, eu estudava o comportamento virtual...Entre tantas coisas que vi ao longo dos anos, é que o ser humano "involui"...

Faço uma retrospectiva na minha vida virtual e da minha vida real - são distintas, claro - e sendo consciente de que o virtual é reflexo da pessoa real,percebo que não vivi.Vivi lutas que não tem fim, porque o ser humano não é capaz de aprender com a própria História... Em pleno século XXI temos duas guerras absurdas acontecendo, sendo que uma é um Genocídio assistido pelo mundo todo!

Se um dia eu enviei mensagem pedindo pra assinar um abaixo-assinado em prol dos Corais, saiba que hoje, não bastou o esforço daqueles que estão in loco todo o dia. Os alertas e pesquisas feitos sobre a escassez da água potável no mundo há mais de 20 anos, ainda são desacreditadas por 50% da população. Tanto foi dito e repetido sobre o Aquecimento Global e a Camada de Ozônio e ninguém ainda compreendeu: a Terra perde gradativamente sua capacidade de nos proteger dos raios UV...

Há bons resultados: nossa costa é reserva de Baleias e Golfinhos.Depois de 20 anos, não é mais comum as pessoas abandonarem ou matarem gatos: eles são adorados tanto quanto os cães e agora possuem, juntamente com outros animais domésticos, proteção da lei.

São anos de lutas para poucos resultados e o planeta hoje, não pode mais esperar a boa vontade humana que é de poucos. E eu... Cansei de lutar...

Ao longo dos anos, quando bate esse cansaço, eu desapareço da internet por um à três anos...Não sei ainda se é isso que vou fazer ou se irei sumir de vez.Sei que é muito estranho tudo que é bom para o Coletivo, exigir tanto esforço e sacrifício, enquanto o Mal se propaganda sem obstáculos. É assim e pelo visto sempre será, porque o ser humano não facilita e simplesmente não quer encarar a realidade, pois, a bem verdade é que, a Realidade Pessoal é a 'área de conforto'...


Este trabalho está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem vindo!
Obrigada por comentar!