Destaque para outras Almas Nuas

quinta-feira, 3 de março de 2011

Abençoe Sempre e Resgate Nossos Valores!


Abençoe Sempre e Resgate seus Valores!

Os valores inverteram-se quando descobriram um modo discreto e sutil de explorar as pessoas e lucrar mais. Assim ocorre através do consumismo, da influência e da padronização. Não adianta alguém dizer que detesta escolas uniformizadas. Se parar para perceber e comparar com as outras pessoas que passam por você nas ruas, de algum modo você também não usa um uniforme?

Mas cada um é livre para viver como quiser... A Vida é feita de opções e estas devem ser respeitadas, não é mesmo? Mas, isso não quer dizer que todos os valores devem ser obrigatoriamente invertidos, ainda mais quando estes afetam diretamente ao coletivo. Como indivíduo você tem seus direitos, mas o coletivo também tem! Como indivíduo você pode optar pelo que bem entender, desde que sua escolha não afete um grupo de pessoas, ou que seja uma única pessoa sequer. "Seu direito vai até onde começa o do outro!". Por isso existem tantos grupos com pensamento e modo de vida diferente. Para que cada indivíduo tenha um lugar de acordo com sua opção. Ainda assim, um grupo não é um coletivo absoluto, mas um coletivo limitado.

Somos todos iguais como seres humanos, espécie... Mas como indivíduos somos todos diferentes uns dos outros, por isso é importante fazer opções quanto a tudo que constrói sua vida. Mas, se pela inversão de valores continuarmos a nos focar apenas no fato de sermos indivíduos, o coletivo irá se diluir cada vez mais, as convivências serão mais difíceis e os grupos cada vez mais rivais.

Pensei em algo que pode facilitar nossa escolha em contribuir de algum modo para o coletivo. Pensei, considero correto, pois o pratico, mas não sei se é a solução ideal. Talvez seja apenas um bom começo.

Habitue-se a pedir: ‘pedir licença’, ‘pedir desculpa’, ‘pedir ‘por favor’! Cumprimente aquele rosto que você não conhece, mas vê quase todo dia! Elogie quem merece elogios! Tenha misericórdia se precisar criticar e que seja para o bem, não para derrubar a pessoa. E agradeça os favores e gestos! Se for difícil demais, torne isso uma mania! Seu tom de voz, o semblante do rosto e as palavras que você utiliza para comunicar-se com as pessoas determinarão como elas reagirão a você! Não peço que sejam falsos, não é preciso! O ser humano é sociável e isso pode ser espontâneo. Depende da educação que possuí e não falo dos seus diplomas: falo de boas maneiras! A educação e um espírito tranqüilo desarmam pessoas irritadas e nervosas! Pode ser que as irrite mais, mas o importante neste caso é você conseguir manter-se sereno.

Abençoe tudo e todos! E isso nada tem haver com sua religião ou crença! Tem haver com o poder de suas palavras, de seus atos e da energia constante que emana de você. Ora, devo crer que seja assim, pois creio que todos que possuem vida também possuem uma Alma e esta é energia pura.

Os comerciantes, por exemplo, deveriam ‘desinverter’ seus valores e parar de achar que seus clientes são apenas escravos dos próprios desejos de consumismo. Que vão até seus estabelecimentos porque precisam tanto ‘do favor’ deles. Abençoe seus clientes! A prosperidade deles os fará freqüentes em seus comércios e lucrar através da prosperidade o fará mais próspero!

Os médicos deveriam se formar pela vocação, e se ganhou um diploma pensando em outra coisa, ainda há tempo de encontrar a vocação em si, já que nada é acaso. Um paciente é aquele que chega até você através de dor e sofrimento. Somente isso o levará até você. Deseje-lhe saúde e faça seu melhor para que ele sempre esteja bem. Lucrar através do sofrimento não te fará melhor, você só lucrará mais. Mas compensará? Só até o dia em que você estiver na mesma situação de seu paciente...

O mesmo para professores: vocação! Se não ama ensinar, mude de profissão! Ensinar é um dom que só os sábios possuem! Tudo o que você ensinar aos seus alunos contribuirá para os rumos que a vida deles terá. É sua missão, não sua obrigação! Está embutido no nosso consciente hereditário que os professores são mestres: seja um! Abençoe seus alunos e entre para a história! Se não for para a história do país ou do mundo, a história deles também é importante e única! Assim, sempre serão lembrados com carinho!

E falando em entrar para a história, os políticos deveriam abençoar seus eleitores. Deveriam honrar o lugar que ocupam e não medir esforços para cumprir suas promessas. Seu trabalho é favorecer o povo que é um coletivo. Um povo feliz, próspero, bem empregado, saudável e com boa educação forma uma sociedade forte. Lucrar com a desgraça alheia não te tornará feliz, apenas fará seus bolsos mais cheios e isso não dá felicidade pra ninguém. Queria entrar para história, não para o hall das pessoas bem sucedidas! Servir é um dom dos soberanos: só pode ser rei quem sabe servir! Seja lembrado não pelos escândalos na primeira página dos jornais, mas por ter contribuído para mudar o mundo!

Todos os bens que se pode conseguir não são garantia de nada. Pode ser garantia de um lugar melhor ao Sol, uma casa ampla e requintada, uma entrada vip nos melhores estabelecimentos, popularidade, fama... Mas quando se está doente, quando se fracassa, quando se perde, quando se morre, todo mundo é igual! Nos Cemitérios Parque, vemos bem isso: todos os mortos possuem a mesma placa com seus nomes e datas, e se ainda não possuem uma quase nunca isso é percebido. Mas, quando vemos de longe toda aquela gente enterrada, não é possível distinguir quem foi rico ou pobre... Pode-se sim saber quem foi indispensável e amado pelas flores colocadas...

As pessoas da sua rua, seus vizinhos, abençoe todos! Cada um vive de um modo e há diferenças sim: nem todo mundo vive como você!E quem pode garantir que o modo como você vive é o certo? Mesmo sem saber a resposta, abençoe seus vizinhos! Se as bênçãos caírem sobre eles, viverão todos da melhor maneira e sua rua será melhor. Você sairá na calçada e pensará: "-Nem parece que estou neste bairro!”.

Seus colegas de colégio ou faculdade o aborrece? Abençoe-os! Você não tem uma bola de cristal! Não sabe como eles são criados ou tratados em seus lares. Não sabe o que lhes dói no peito ou por qual problema passam! Não é problema seu? Será quando você se tornar alvo de um deles! Abençoe-os para que eles possam conseguir ter uma vida plena e tornem-se seus amigos, não seus inimigos!

No trabalho há muita disputa e concorrência? Abençoe seus colegas de trabalho! Se um deles se sair melhor que você, poderá se tornar seu chefe! Se você se sair melhor que eles, você ainda dependerá do bom trabalho deles! Cada um é movido por um sentimento intenso para se dedicar ao trabalho. Muitos desses sentimentos são bem egoístas, mas são necessários! Na verdade, ninguém gosta de trabalhar e a prova disto é que todo mundo se esforça para ser bem sucedido e ter condições de aproveitar melhor a vida. Outra prova é que todo mundo deseja intensamente a chegada do fim de semana, do feriado ou das férias! Pra fazer todo dia o que na verdade não queria estar fazendo, é preciso um motivo muito forte! Cada um tem o seu, mas todo mundo queria mesmo é viver e ser livre! Então, abençoe seus colegas e não os amaldiçoe!

Abençoe seu chefe! Se a vida dele for melhor, ele será um chefe melhor! Compreenda que a posição dele exige demais, portanto ele é tão cobrado quanto te cobra! Para que o trabalho dele seja excelente, o seu também deve ser! Vai saber se ele não vive te abençoando?

Você tem problemas dentro de sua família? Faça um pequeno esforço é abençoe! Talvez ela não seja exatamente a família que você escolheria, mas é esta que te foi dada! De novo, "nada é por acaso!” Existe um motivo maior que os seus para que esta seja a sua família! Seus pais pegam muito no pé, mas isso é normal. Eles cobram demais, mas não é para seu mal! Talvez esse seja o único modo de impedir que você cometa os mesmos erros que eles ou consiga acertar naquilo que eles não conseguiram. Talvez, queiram tanto seu sucesso que a única coisa que podem fazer para que você o alcance é pegar no seu pé, pois sua vida só você a vive, só você a conduz, só você escolhe o que está nela.

Você já ouviu falar que a família é a base da sociedade. E isso quer dizer muito mais do que imagina!A sociedade sempre será reflexo das famílias que a forma.Se a sociedade não estiver bem, as famílias também não estão, não importa o quanto quer acreditar que sua família é feliz! Os reflexos na sociedade são feitos das maiorias. Se sua família é feliz, mas a sociedade não vai bem, pouquíssimas famílias são felizes!

A família também é a amostra grátis que nos foi dada para aprendermos a viver em sociedade. Se você não vive bem com sua família, mas vive bem com quem está fora dela, há algo muito errado. Sua família sempre verá a parte sua que você mais detesta. É ela também que verá seu maior valor. Nela você é o que é e não poderá fingir ser outra coisa. Se você não aprender viver em harmonia com sua família, na sociedade será uma farsa!

Abençoe tudo o que você tem! Sua casa, mesmo que humilde e simples! Seu carro, mesmo que não seja do ano! As roupas e sapatos que você pode ter! A necessidade de locomover-se de ônibus! O negativo de sua conta corrente! As contas que chegam todo mês! Aquele único e mísero um real no bolso! Acredite: há pessoas no mundo que não tem casa pra morar, não podem ter carro e nem podem pegar um ônibus, andam descalço, dependem da doação dos outros pra ter o que vestir e não tem nem cinqüenta centavos no bolso! Problema deles não! Veja como você já chegou longe! Poderia ser bem pior! Se tem carro, é porque tem renda. Se tem renda é porque tem trabalho.Se tem trabalho, pode ter onde morar e o que vestir e calçar.Se tem apenas um real é porque foi o que sobrou por pagar as contas e se houve as contas você pode consumir! Tudo, absolutamente tudo é uma reação em cadeia! Nós humanos também!

Somos elos unidos que formam uma imensa corrente! Isso é o coletivo! Sua voz, seu ato, sua energia é repassada feito à energia elétrica do interruptor até a lâmpada! Se você gera energia, a luz se acenderá! Abençoe então! Sua benção irá seguir pela corrente e quem sabe assim, tudo a sua volta será bem melhor!

Não sei se esta é a solução para melhorar a realidade, talvez um bom começo. Mas com certeza, dentro de você melhorará!




Licença Creative Commons
A obra Abençoe Sempre e Resgate Nossos Valores! de Shimada Coelho foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.

2 comentários:

  1. Abençoe este belo texto!

    ResponderExcluir
  2. Abençoada palavras... Olá Shimada! Parabéns pelo texto, ótimo. Já estou te seguindo!
    Um grande abraço de paz e luz!
    Ro

    ResponderExcluir

Seja Bem vindo!
Obrigada por comentar!