Destaque para outras Almas Nuas

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Em Cima do Muro



Quando a Liberdade de Expressão se tornou uma arma poderosa na boca dos cidadãos, penso eu que alguém no poder cogitou a possibilidade de mudar isso. Nossa Constituição irrefutável não pode ser mudada para beneficiar o povo, mas, dariam um jeito para mudar alguma coisa que prejudique os poderosos...

Penso eu então - teorizando mais um pouco - que encontraram uma maneira sutil de usar essa Liberdade a favor deles. Infiltraram-se em um grupo popular que desejava determinada mudança, incitaram este grupo a reagir e protestar, e os já manipuláveis passaram a ser uma arma favorável - junto da Liberdade de Expressão - que protege e atua pelos poderosos. Dizem que foi exatamente isto que ocorreu nas Diretas Já!

Temos uma fachada onde está escrito 'Liberdade de Expressão' mas a censura atua ferrenha e não é pelas mãos do governo... É pelo próprio povo e seus grupos distintos. Está cada vez mais complicado expor a própria opinião sobre algo. Encontraram um meio eficaz de você engolir a seco - rasgando a garganta - tudo o que você acha ou tem convicção sobre isso e aquilo.

Se você expressar que não é a favor das relações homo afetivas e por isso optou por ser hétero será tachado de homofóbico mesmo que você respeite a opção sexual dos outros. Se você tem algo contra uma pessoa e coincidiu dela ser negra você é racista, não importa o quanto é mais relevante pra você o ser humano do que cor e raça. Se você diz que não crê em santos, ou espíritos, não aceita o sacrifício de animais, rejeita a Bíblia, não aprova as religiões ou não tem uma, será considerado um intolerante religioso e se sua opinião diz respeito a quem não acredita em nada disto - inclusive em um Deus - você será preconceituoso, intolerante ou alguma outra coisa.... Não importa o quanto você tente viver uma vida sem rótulos, alguém irá colocar um em você! É crime você falar sobre algo mesmo que não esteja sendo contra algo, mesmo que esteja apenas manifestando o que pensa sobre! O tráfico de armas nas fronteiras, a pedofilia, os estupros, a violência doméstica, os roubos, assassinatos e a delinquência infanto-juvenil não são combatidos e punidos com tamanha dedicação como a que vemos quando alguém fala o que pensa e é entendido de modo errado!

Alguém inventou que aquele que está em cima do muro é indeciso. Você obrigatoriamente - mesmo sem haver um decreto - tem que escolher um lado ou o outro, a direita ou a esquerda, o branco ou o preto, o Sol ou a Lua... Mas se você gostar de tudo ou de nada será rotulado de alguma coisa!

Ninguém pára pra pensar que de repente quem está em cima do muro não é indeciso mas imparcial. Quer apenas viver em paz com todo mundo, continuar respeitando as escolhas de todos e ter sua convicção que nada tem a ver com um lado ou com o outro. Alguém disse que a solução são os extremos: ou oito ou oitenta! Mas isso não é lei!

Você vê nitidamente estes extremos na gana, na paixão, no fanatismo que se manifesta quando alguém defende sua crença em qualquer área...Geralmente são usadas expressões pesadas, carregadas de ira, depreciativas, mal educadas, agressivas o que contraria todo o resto que o extremista defende.

Hoje em dia, raramente se vê convicção: vê-se Egos inflamados! Raramente se vê argumentação: vê-se justificativas! Raramente se vê debates: vê-se disputas!O centro do mundo tornou-se o EU, onde um único astro rei gira em torno de cada bilhão de habitantes! E enquanto tantos 'EUs' predominam e tem absoluta razão, não há alguém por todos e isso é bom para os poderosos!

Esta cada vez mais difícil se expressar, manifestar convicção, opinião muito menos, dizer o que se pensa - se é que alguém ainda pensa... Mais difícil ainda é refletir muito antes de comentar sobre algo... Não porque afeta ou ofende diretamente alguém mas porque também há os 'do contra': eles nem tem mesmo uma opinião a respeito mas, para fingir que tem basta irem contra o que você diz se não forem com sua cara!

Está difícil... Porque é preciso respeitar a opção sobre tudo de todos, mas a maioria das pessoas parecem não respeitar o que você acredita! Se o que você diz não se enquadra em nada do que os outros disseram você será um alvo! Se você reagir sem pensar será igual aquele que te ataca! Se você não for claro no que disser será mal interpretado! E não vai importar mesmo com que cuidado você  escolherá os termos para manifestar o que pensa, ainda assim vão enxergar apenas o que quiserem.... E raramente irão se dar conta que a maioria destas pessoas são mais afetadas do que ofendidas! Se sentirão contrariadas e reagirão como se fossem atacadas! Ás vezes, dá a impressão de que a maioria das pessoas sofrem de mania de perseguição... Tudo parece ser sempre uma indireta!

E você se vê de repente naquela trágica situação de ser empurrado contra a vontade nesta onda atual que é se comunicar muito, com o máximo de pessoas não dizendo absolutamente nada!

Um pouquinho de informação lida no modo 'self service' na página principal de um site e o sujeito se considerará alguém rico em conhecimento! A paixão fanática por algo decretará o senhor da verdade que sabe de tudo sobre! E o mundo vai ficando povoado de tantos mestres e sábios que até falam bem mas não movem um dedo para provar com a própria vida nada do que dizem.... Falam como decretadores de verdades e vivem como contradições ambulantes!

Semanas atrás eu achava que estava em meio a uma guerra entre policia e bandido e eu não sou parte de nenhum dos dois grupos... Estava no meio do fogo cruzado.  Mas este tipo de guerra de opostos está geral! Esta em tudo! Os opostos agora são os contrários! 

Eu escolhi ficar em cima do muro: não preciso escolher em que lado devo estar. A única escolha que tenho que fazer é para qual dos lados devo olhar para formar minha opinião! Em cima do muro você está no alto: onde todos podem te ver e ouvir! Se ninguém quiser te ver ou te ouvir, não faz mal... Dependendo da altura do muro quem está embaixo em um dos lados talvez nunca consiga subir... A bala perdida pode até atingir no fogo cruzado, mas geralmente que recebe a bala perdida é o inocente  o neutro...

Ficar em cima do muro não significa estar inerte e não fazer nada...

Licença Creative Commons
Em Cima do Muro de Shimada Coelho é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

4 comentários:

  1. Muito bem seu texto! Parabéns pela postagem, exala sinceridade, adorável conhecer você e suas idéias, tenho muito a aprender contigo! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata Tony! Muita generosidade de sua parte! Tenho aprendido muito com as pessoas que cruzam meu caminho então, o mérito não é só meu.

      Excluir
  2. Exposição bem clara de minhas convicções!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wagner, bom saber que não estamos sós em meio a tudo isso! ;)

      Excluir

Seja Bem vindo!
Obrigada por comentar!