Destaque para outras Almas Nuas
domingo, 19 de outubro de 2014
A Porção de Arroz
Meu segundo mês vivendo no Japão foi delicado. Chegamos no país em pleno verão de 40 graus: eu nunca havia estado em uma temperatura tão alta.
O resultado foi uma desidratação intensa. Por isso, a empreiteira que nos contratou, solicitou que eu fosse levada urgentemente ao médico.
E estava eu na sala de espera da clínica onde uma senhora de muita idade também esperava sua vez. Sorridente, perguntou porque eu estava tão pálida. O acompanhante explicou que eu não estava acostumada com o clima do país e não me sentia bem.
A senhora puxou a bolsa, revirou com certa dificuldade, encontrou sua carteira e retirou dali uma nota de 1000 yenes. Para o modo de vida japonês não é grande quantia mas para nós brasileiros, é bastante. Ela estendeu a mão oferecendo o dinheiro e eu me recusava a aceitar. Afinal de contas, era a primeira vez na vida que eu via aquela senhora e aceitar seu dinheiro me fazia sentir-me abusada.
Então, o acompanhante fez o papel de intérprete e explicou: - Você deve aceitar. Ela está dizendo que não é muito mas, dará para você comer bastante arroz e ficar forte. Aqui no Japão, acatamos as ordens dos mais velhos, principalmente se o desejo deles é cuidar de nós: aceite!
Aceitei a generosidade daquela senhora agradecendo como o costume do país manda. Entrei na sala do médico para minha consulta e nunca mais a vi. Vez ou outra, relembro desta história aqui em casa e peço a Deus que, independente do plano onde aquela senhora esteja, que ele continue a abençoando.
Naquele dia, ela me deu muito mais que dinheiro para o arroz e muito mais que um gesto de cuidado por uma estranha. Ela me deu uma lição grandiosa que tenho levado pra sempre.
A Porção de Arroz de Shimada Coelho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja Bem vindo!
Obrigada por comentar!