Destaque para outras Almas Nuas

sábado, 8 de junho de 2019

Tontice



Demorou muito para que ela soubesse qual era o próprio nome... Entendia que a mãe também não soubesse. Por alguns anos ela foi chamada de Tonta!

E sempre que era chamada assim, sua mente agitada procurava compreender "por que" e "o que" é tonta?

Talvez, porque gostasse muito de virar cambalhotas... Talvez, porque além de balançar no balanço, gostasse de girar sentada nele... Talvez, porque gostasse de rodopiar e rodopiar para ver tudo girar... Talvez, porque gostasse de deitar com a cabeça pendurada para ver tudo de cabeça pra baixo...

Então, ela entendia que o nome dela era Tonta, sem saber o porque... Não era Tônia, nem Tonha, era Tonta. Tonta com um "sua" que antecedia: como "seu" Fulano, talvez, usava-se "sua" Siclana...

Sua Tonta não soava carinhoso, então, ela entendia que o tempo todo a mãe estava brava. Não é preciso muita inteligência para compreender o tom de voz: até os cães compreendem. Sua Tonta despertava medo, a colocava em modo de alerta, fazendo com que se questionasse rapidamente: "O que será que fiz agora?".

O tempo passou levando alguns anos... E ela mudou de nome. Sua Vagabunda, este era agora seu nome. Como a maioria das pessoas na época tinham dois nomes e sobrenome, pensou que seu nome fosse Tonta Vagabunda. Nas conversas entre colegas, todas tinham uma razão para ter o nome que tinham ou um significado. Por que Vagabunda? A bunda que vaga? Não... Até hoje, ela é seletiva demais para ter esse nome... As poucas vezes em que foi usada, foi de um modo que equivalesse há todos os homens que passaram por seu caminho. Homens: seres que ela sempre temeu e procurou manter distância.

O tempo continuou passando levando consigo mais anos... E ela pode alimentar-se de palavras e seus significados. E passou a gostar de seu nome: A Errante Admirada!

E é isto que ela vem sendo até hoje: a que vaga admirada com o que vê - positiva ou negativamente.

E houve quem lhe dissesse que não, que estes nomes não são nomes: são ofensas. E que o significado é bastante negativo. Bem... Ela sempre acreditou ser o que é, não o que os outros determinavam que ela fosse...



Licença Creative Commons
Tontisse de Shimada Coelho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem vindo!
Obrigada por comentar!