Destaque para outras Almas Nuas

terça-feira, 18 de outubro de 2022

Passageiros

Na plena consciência de que estou apenas de passagem, também me percebo espectadora, não apenas de meus processos, mas também, dos outros e das coisas ao meu redor. Uma testemunha, é isto que um espectador é!


Desde criança sempre me interessei pelas relações: entre homem e mulher, mulher com mulher, homem com homem, humanos e animais, amigos, colegas, apegados, família e tudo isso que é tão bem classificado como mãe e sogra, filho e genro.... (a chatice de tantas palavras, nomes e símbolos para tudo).Tudo que engloba relacionamento me interessa, e não quer dizer que eu me limite a área dos relacionamentos afetivos... O modo como cada um se relaciona com os outros e com tudo me fascina!

 

Entre todos os tipos de relações, a mais importante para mim é a familiar: este é o primeiro relacionamento que fazemos parte e esta será a base/referência para todos os demais relacionamentos. Lembro-me na aula de Estudos Sociais o quanto marcou a frase "a família é o núcleo da Sociedade". Eu procurei e esmiucei o significado... Uma Sociedade é composta de um juntamento de famílias! Sendo assim, para que estas famílias possuam sustentação, assistência e manutenção, outras células são necessárias como comércio, fábricas, escolas, hospitais, delegacias, os templos para as crenças e tradições e tudo o que vemos no lugar em que vivemos. A família surgiu espontâneamente e não se pode datar quando foi, mas, o intuito dela deve ser não apenas preparar um ser humano para ser cidadão, mas, para se manter humano mesmo nas relações fora de sua família.

Antes de seguir, deixem-me esclarecer que aqui não vai rolar nenhum papo conservador e hipocrisias similares: - Sabe como é... Época de eleição as mentes limitadas ligam até o urso polar da Coca à política! Enquanto a divisão esquerda e direita usa, por exemplo, a galera LGBT etc como se fossem um cabo de guerra, as necessidades, direitos e reividicações da galera se mantém limitados a gritos, faixas e cartazes. Um lado diz que apoia, mas, a luta não acaba. O outro lado julga e os culpa pelo fim da família e a hipocrisia vai se disseminando... Lembro-me também que nas mesmas aulas de Estudos Sociais dizia-se que "a família começa com um pai e uma mãe" (não com um homem e uma mulher necessariamente) mas, esqueceram-se de dizer que a família também acaba ou pela escolha de um pai ou de uma mãe...

Enfim.... Tudo isto foi registrado para eu chegar ao assunto de fato: a aquela família que não é de sangue. Cujos laços se estreitam e um amigo(a) vira irmão(ã)...Minha mãe tão japonesa um dia conheceu um estranho brasileiro que não fazia parte da família dela: eles se uniram para fazer uma nova família! Como células, os membros das famílias vão se dividindo e surgem novas células: meus pais tiveram três filhos e só eu tive três... Encarei a questão família com extrema responsabilidade... Quem meus filhos seriam iria refletir o que minha família foi e o que eu e o pai deles somos... (olha a necessidade de se saber quem você é)...

Enquanto isto, continuo espectadora de relacionamentos... Famílias divididas, amigos que não eram tão amigos quanto se pensava, pactos e apertos de mãos sendo rompidos, juras sendo esquecidas... E em meio a tudo isto, eu que achava que minha família diminuiu, ganhei outra que tornou minha família bem maior! Para que isto acontecesse, relações foram rompidas... Ás vezes, pensa-se "somos tão amigos" e na verdade, uma das pessoas era amigo de verdade... O pai de família que era super herói para o  filho que queria ser como ele quando crescesse, ensina-o da pior forma o significado de traição quando a mãe é vista entrando em depressão depois de ser abandonada...

Por que as pessoas se consideram tão donas da verdade? Eu posso te dizer que tudo que você leu até aqui são meras palavras.... Para mim, tudo isso é o que acredito e eu vivo o que acredito! As palavras enquanto palavras são fachadas de ilusões.... E a medida que se dá a tudo também é, visto que, quando você classifica, rotula, mede, pesa, dá dimensão, especifica alguém, você a julga e quem neste mundo pode jogar a primeira pedra?

De repente, você pode não estar entendendo absolutamente nada neste post: mas, há em algum lugar alguém que verá sentido em tudo isso... Traições, decepções, desilusões, a quebra de pactos e expectativas não são o Mal em ação: é a auto seletividade revelando quem é quem de fato e retirando máscaras... É pra isto que estas situações servem! Pra que? Pra determinar quem é joio ou trigo na sua história pessoal? Não, isso te levará a julgar e quem te fez juiz de algo? 

É que todos nós estamos de passagem.... Chega o momento de trilhar novos caminhos... Chega o momento de renovar laços e formar novas famílias... Chega o momento de levantar e ir embora... Chega o momento em que aquilo que não veio pra ficar deve ir.... Uns passam, outros ficam o tempo que devem ficar.... Tudo é transitório no Universo Físico. Tudo está em constante mudança e ainda assim, aqui neste mundo, nada é para sempre!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem vindo!
Obrigada por comentar!