Destaque para outras Almas Nuas

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Saudade

 "Saudade" descreve a mistura dos sentimentos de perda, falta, distância e amor. A palavra vem do latim "solitatem" (solidão), passando pelo galego-português "soidade", que deu origem às formas arcaicas "soidade" e "soudade", que sob influência de "saúde" e "saudar" deram origem à palavra atual.


Booommm diiaaa, precioses mais amadins!

Acordei sentindo saudade...Minha curiosidade levou-me a buscar a etimologia da palavra, e agora compreendo porque sentir saudade é algo tão difícil de explicar, mas, não difícil de discernir.... 

Existe a Saudade e dois enganos. Sentimos saudade do que foi muito bom pra nós, nos faz muita falta e não há nada que substitua: não acredite que ninguém é insubstituível, isso é papo dos Senhores da Escravidão.

Existe a Falsa Saudade: quando o desagrado de tudo na Vida atual, remete ao passado e se diz "antigamente era muito melhor!". Não falo aqui de questões de nível coletivo: falo da Vida do indivíduo que, insatisfeito com a própria Vida e frustrado por nada sair como gostaria, lembra, compara eventos semelhantes do passado e é mais simples e satisfatório para consciência, acreditar que "um dia isto ou aquilo foi melhor" em sua vivência... Claro que muito coisa do passado foi melhor, como o modo de vida, mas, a Vida ficou bem mais prática do que antes. Tendo ficado mais prática, deveria nos sobrar mais tempo, mas, todo nosso tempo é consumido pra diversas coisas e não é para viver!

A terceira e a última nem deve ser chamada em nenhuma conjuntura como saudade, mas, este é o sentimento que o indivíduo 'pensa ter': quando ele esta preso a um evento do passado e ali fica, como que em um loop de Tempo, revivendo, remoendo, sentindo várias vezes aquilo que foi sentido e não há mais porque sentir, porque tudo passa. Aqui, muitos indivíduos ficam presos ao luto, sendo que LUTO, não significa apenas a morte de um ente querido: está inserido no contexto e PERDA de alguém, o afastamento de alguém de quem se tem muito afeto, como o fim de um relacionamento, um amigo que mudou-se pra muito longe... Em resumo, é uma fixação em um momento do passado que causou alguma emoção ou sentimento ruim. Algo inacabado ficou represado..

Estas duas últimas são preocupantes e é preciso distingui-las do que se acredita ser saudade, pois, é à partir destes dois estados que distúrbios e transtornos podem surgir.

Vale lembrar que sentimos SAUDADE de tudo o que foi bom ou de quem nos foi importante: está ligado há várias sensações e lembranças boas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem vindo!
Obrigada por comentar!